Curiosidades sobre a Osteopatia

curiosidades sobre a osteopatia

O termo osteopatia, vem do grego osteon que significa osso e pathos que significa doença. É considerada uma medicina alternativa com age como se fosse um diagnóstico e tratamento de doenças. Tudo isso apenas usando recursos naturais e manuais. Muito usado para abordagens terapêuticas para dores em todas as partes do corpo.

Para aqueles que não sabem a osteopatia tem como filosofia um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana e a partir deste conhecimento busca tratar o corpo até o mesmo atingir o equilíbrio de suas funções novamente.

Muitas pessoas sentem-se muito interessadas por este tipo de terapia da medicina alternativa, pelo fato de curar algumas dores sem sofrer.

Nem todas as informações são conhecidas ou não são tão populares dentro desta área, abaixo estão algumas curiosidades sobre a área da osteopatia são:

  • A osteopatia está presente a mais de 140 anos desde o seu surgimento nos Estados Unidos;
  • Seu criador: Dr. Andrew Taylor Still fisioterapeuta e cirurgião;
  • Chegou ao Brasil somente na década de 80;
  • Esta medicina alternativa não usa remédios nem cirurgias;
  • Mais de 100 milhões de pessoas usam os benefícios destes tratamentos em todo o mundo;
  • Todo osteopata é um fisioterapeuta, porém nem todo fisioterapeuta é um osteopata;
  • Trata não somente o corpo como a mente de pacientes;
  • Muitas pessoas acreditam que é um meio manual mais viável para melhor naturalizar os tratamentos dos seres humanos de maneira que seja menos invasiva.

Na prática, o enfoque dos tratamentos envolvendo a osteopatia normalmente se volta para as dores nas costas, pescoço, entre outras articulações.

A osteopatia pode ser indicada para todos as pessoas. Porém, mesmo sem contraindicações, algumas pessoas não podem sofrer técnicas manipulativas comuns, é o caso de um paciente com osteoporose, por exemplo. Neste caso o tratamento é realizado de forma especial.

A osteopatia pode atuar no corpo de forma preventiva ou até mesmo como cura para algumas patologias.