Por que a fisioterapia é essencial?

Por que a fisioterapia é essencial

Para órgãos muito importantes da área da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é muito mais que estar livre de afecções e enfermidades, isto é, a saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Partindo desta informação, é possível compreender o porquê da necessidade de tantos profissionais para que a qualidade de vida seja 100% garantida. Os profissionais fisioterapeutas, por exemplo, são extremamente fundamentais, e muitas pessoas mal se dão conta da importância da fisioterapia para a garantia de uma saúde completa.

O que é fisioterapia e qual a sua importância?

A fisioterapia é uma área da saúde médica a qual evoluiu muito nos últimos anos, e sempre trabalha com doenças provenientes de traumas, alterações genéticas ou enfermidades adquiridas com o tempo. Basicamente, o objetivo da fisioterapia é manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções, sistemas ou órgãos.

Desta forma, a fisioterapia objetiva auxiliar o indivíduo quando o seu movimento e função estão ameaçados devido a fatores como lesões, doenças, distúrbios, envelhecimento, dores, entre muitos outros. As condições médicas podem ser tratadas a partir de movimentos corporais com terapia manual, além de alguns aparelhos específicos.

Quais as principais situações que necessitam de um fisioterapeuta?

Procedimentos cirúrgicos

Geralmente, procedimentos cirúrgicos limitam a funcionalidade do membro operado. O repouso, claramente, é indicado em certos casos. Porém, a fisioterapia deve ser iniciada logo após a cirurgia, pois é fundamental e necessária para a recuperação completa dos movimentos.

Práticas de atividades físicas

Movimentar o corpo é essencial para a saúde do organismo. Apesar disso, quando o exercício não é realizado corretamente, o corpo pode sofrer severos danos. A fisioterapia também é indicada para esses casos.

Lesões musculares

Este tipo de lesão pode ser resultado tanto da prática incorreta de exercícios físicos, como realização de uma tarefa cotidiana. A fisioterapia é indicada para esses casos também.

Portanto, certifique-se sempre de procurar um fisioterapeuta sempre que houver alguma lesão. É o profissional ideal!